sábado, janeiro 20, 2007

São Sebastião

Hoje é dia de São Sebastião, padroeiro de 144 cidades brasileiras, incluindo a minha cidade maravilhosa, Rio de Janeiro.
A igreja dos Capuchinhos, localizada na Tijuca, é a igreja oficial das cerimônias realizadas para o santo. Inclusive é de lá que partem as procissões até a Catedral do Rio de Janeiro.

Para quem não sabe, o Rio era chamado de São Sebastião do Rio de Janeiro e levou este nome por causa da primeira grande vitória das armas portuguesas contra os franco-tamoios, na região da Guanabara - a batalha de Uruçumirim, que travou-se a 20 de Janeiro.

São Sebastião é adorado por milhares de fiéis, e em uma música, Milton Nascimento, cantor e compositor, pede como em uma oração, a benção e a proteção do santo:

"Sebastian, Sebastian
Diante de tua imagem
Tão castigada e tão bela
Penso na tua cidade
Penso que ores por ela
Cada a parte do teu corpo
Cada flecha envenenada
Flecha da púrpura inveja
Há uma pedaço de bairro
É uma praça do Rio
Enchendo de horror quem passa
Ô cidade, ôô menino
Que me ardem de paixão
Eu prefiro que essas flechas
Saltem pra minha canção
Livrem da dor meus amados
Que na cidade tranquila
Sarada cada ferida
Tudo se transforma em vida
Canteiro com cheiro de flores
Pra que só chore querido
Que cubra a cidade de amor"

Nenhum comentário: