quarta-feira, fevereiro 07, 2007

Homenagem a Chico Science


O cara que cifrou boas páginas da história da música brasileira da atualidade, inspirou vários artistas com suas misturas de maracatu com funk e hiphop, rock com coco de roda... eram os estilos mais diversos com as mais enraizadas sonoridades nordestinas aplicadas em suas canções sempre com um ar de reinvicação. Maguetown e Maracatu Atômico talvez sejam as suas mais conhecidas músicas que conseguiram alcançar o mundo.

O sucesso de Science veio com a formação do grupo Chico Science e Nação Zumbi - Toca Ogan (percussão), Canhoto (caixa), Gira (tambor), Gilmar Bola 8 (tambor) e Jorge Du Peixe (tambor) na formação, além do próprio Chico nos vocais, Lúcio na guitarra e Dengue no baixo. O primeiro show do grupo aconteceu em junho de 1991, no Espaço Oásis, em Olinda causando muita euforia.

O grupo fez shows em São Paulo, Belo Horizonte e alguns anos depois, veio a gravação do disco de estréia "Da lama ao caos" (1994), produzido por Liminha e lançado pela Sony. "Afrociberdelia" (1996), o grupo assumiu o controle da produção.

Aquele movimento era chamado Mangue Bit que era um manifesto que caiu nas fraças do público e da mídia. A partir daí foram chamados de caranguejos com cérebro.

Em 1997, Chico Science perdeu a vida, antes de completar seus 31 anos, em umacidente de carro no trajeto Recife - Olinda.

Porém a banda Nação Zumbi, mesmo com a morte de seu líder, pernaceu e seus trabalhos são sempre muito originais, reconhecendo o legado de Chico, que se transformou no ícone musical dois anos 90.

2 comentários:

Marcelo disse...

Rock'roll :p

Anônimo disse...

canto melhor q esse gajo!bju ju!|